quinta-feira, 29 de março de 2012

Ver e enxergar!!!

Francisco Theisen

Tenho dito aqui inúmeras vezes, através do sentido figurado da poesia e da imaginação fluida do amago de Minha alma, porem concretamente alicerçada sobre a viva realidade exposta a seguinte afirmação: ver não é enxergar.

Assim trato diferentemente o que legitimamente tem a mesma definição e que, por conseguinte leva ao mesmo entendimento se olhado sob a luz da linguagem, mas que de outro modo, enxergando e definindo ver; como uma expressão superficial acrescento o peso conclusivamente definitivo à profundidade que entendo ser o significado de enxergar.

É certamente por isso que a meu ver, muitos de nós não enxergamos de fato as belezas detalhadas e vivas, que desfilam diante de nossos olhos nas formas perfeitas da Natureza. Vai daí que um cem numero de criaturas humanas, passam apressada ou distraidamente diante deste tesouro sem, contudo conseguir enxerga-lo verdadeiramente. São emanações generosamente delicadas, saborosas e mesmo intensamente robustas que nos da a Natureza diariamente, mas que tantos não conseguem divisar amplamente, senão apenas por lapsos de segundo quando iluminados pelas luzes celestes.

Para que melhor seja entendida e desfrutada a natureza, é preciso fazer o seguinte:

Pare diante de uma flor de hibisco (por exemplo). Fique ali diante dela por alguns minutos em serena contemplação e no mais significativo silencio labial, quebrado apenas pela conversação espiritual com o Grande Mestre do Universo. Ouça o som silencioso da flor bailando ao vento, despreocupando-se com os que possam crer na cena "ridícula" que veem. É necessária uma integração perfeita entre nós, a planta e o Criador, para que obtenhamos o resultado esperado. Insista mais um instante!!!

Observe os raios coloridos conseguidos através da passagem da luz natural pelo corpo da flor, detalhe as dobraduras e o "martelado" que se formam em suas bordas. Vislumbre a poeira de sementes saída do bastonete, vitais para o prosseguimento de novas gerações, se depositando como maquiagem na grande pétala. Depois disso; desvie um pouco o olhar e veja a linda moldura feita pelas verdejantes folhas a realçarem ainda mais a beleza do exemplar.

Certamente decorrerão alguns incontáveis minutos para que seja concretizado este contato imediato de grande profundidade.

Se após tamanha demonstração de grandeza e genialidade criadora, desejar que outras pessoas vejam o espetáculo que acabou de integradamente assistir, é melhor que se apresse, pois se trata de um Show único e durável apenas ao tempo da luz do dia e que também não resistirá a um vento mais forte ou a uma leve chuva de outono.

Pois é!!! Tamanho detalhamento criativo, para uma exposição mais breve que a volta do sol. Extraordinária natureza, de um maravilhoso, generoso e simplesmente simples gênio criador.

Ao homem falta a humildade, a falta de pressa e a pseudo loucura para admirar, aprender a simplicidade e entender os tempos que tem o tempo, para demonstrar seu valor ao Grande Mestre do Universo. A absurda perda de tempo com atribulações desnecessárias e a valorização extrema de coisas e situações sem nenhuma importância real, faz de nós, viventes desprovidos de senso humano. Creio ser esta uma das explicações para o aumento dos casos de depressão, crises existências e excesso de consumismo que atormentam os nossos dias. Se vivêssemos com mais simplicidade e valorizássemos aquilo que de fato deve assim ser, teríamos uma vida muito mais saudável e desfrutável.

Sempre que abordo este tema, o faço cuidadosamente, não no sentido de exaltar minhas conquistas, mas de deixar minha sensibilidade adquirida no trato constante com as plantas e os animais, como uma sugestão de entrega e de certo recebimento dos bons eflúvios advindos de tal convive-o. Aos que se apegam a falta de tempo e de condições para terem uma vida assim, digo-lhes o que a mim parece ser uma tentativa de justificar o injustificável. Tenho também enormes dificuldades a serem vencidas, quer no campo profissional ou material, além de ser mais um eterno aprendiz das coisas espirituais. Porem reafirmo que todos podem se nutrir dos ensinamentos da natureza, bastando para isso, separar um tempo para uma visita a ela em qualquer lugar em que se manifeste uma criação do Mestre e deixar de apenas vê-la, passando a efetivamente e espiritualmente enxerga-la.

Será proveitosa a experiência!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário