A pomba branca que voou!!!
Francisco Theisen
Escolhi o dia de Domingo consagrado ao Senhor, na Religião Católica, para escrever este texto no qual exponho minha visão pessoal de natural caráter espiritualista sobre a passagem para o plano espiritual superior do ser humano Eugenio Sales, ocorrido há uma semana. Ao referir-me a Eugenio Sales, não o faço de maneira desrespeitosa, mas sim, com o sentido espiritualista do entendimento de nossa existência em que não carregamos títulos ou méritos materiais para o plano celeste.
Povoado de imperfeições como qualquer um de nós, Eugenio Sales nasceu, cresceu e tornou-se adolescente. Como todos nós foi um homem que ao longo da vida vai se lapidando e assim ainda jovem tornou-se, ele, um homem de Deus por seus estudos e extrema dedicação em verdade às palavras do Cristo. É nesse ponto que pessoas como ele, se diferenciam das demais independente de títulos, status e crenças. Este homem viveu sua existência dedicada ao seu rebanho e quanto a isso não há a menor duvida. Foi uma pessoa preocupada com a pobreza e com a juventude ao se pronunciar no auge do movimento hippie contra a omissão da família, apontada por ele como razão maior para aquele momento mundial de rebeldia e de expressamento ao modo jovem no chamado “Paz e Amor”. Muito se pode contestar de suas opiniões extremamente conservadoras e muitas vezes em desacordo com as necessidades de mudanças na vida humana moderna. Muito se falou à época da explosão mundial da AIDS nos anos da década de 1980, de sua sentença, de que, a referida doença era um castigo de Deus as más condutas da raça humana na Terra.
Outro ponto que seus críticos covardemente escamoteados não perdoam, foi seu suposto alinhamento com as forças armadas por ocasião da Revolução de 1964, e sua aproximação demasiada com o Sistema Globo de Comunicações e seu fundador o Sr: Roberto Marinho, para muitos um oportunista desleal que se favoreceu da politica de todas as épocas para a construção do chamado Império Global.
O que é preciso deixar claro é que ninguém se torna perfeito por galgar cargos ainda que sejam eles de expressão religiosa. O que torna o homem bom são suas ações, independentes de suas funções. Oportunidades são bem ou mal aproveitadas e serão bem ou mal avaliadas pelo Grande Mestre do universo no momento certo ao entender dele, a grande força Celeste.
Não me cabe aqui tecer critica sobre aquilo, que, distante, apenas ouvi como parte de uma historia cujo tempo não vivi. O que devo e posso fazer é escrever e salientar as qualidades generosas deste homem de fé extremamente dedicado ao bem e as palavras de Jesus. Don Eugenio Sales seguiu a risca o mandamento religioso de sua tradicional Igreja e realmente destacou-se junto ao mais alto escalão do Vaticano por suas obras em favor daqueles mais distantes das necessárias oportunidades sociais.
Quanto ao tão falado acontecimento de uma pomba branca soltada por um fiel ter pousado sobre o esquife onde repousava o corpo de Eugenio Sales, devo dizer que sobre o meu ponto de vista de orientação espiritual não houve milagre algum já que estes serão um dia explicados como fenômenos naturais da expressão da fé e por isso desconsiderados como milagres, e ainda, que aves criadas em confinamento por muito tempo, realmente não voam e podem ficar pousadas por horas sobre um local que as possa atrair.
Neste ponto sim é possível interpretar-se como uma expressão de força espiritual, pois envolto em muita luz, assistido que estava em seu desprendimento por inúmeros espíritos generosos descidos das esferas celestes e ainda presente ao entorno de seu velório, podem muito bem ter atraído a ave em seus sentidos ainda não conhecidos pela ciência, mas de todo sabido por quem se detém aos estudos espirituais. O fato é que ao se explorar com tanta ênfase este acontecimento que tão bem pode ser explicado somente à luz das praticas cientificas, se vai inconsciente ou conscientemente conduzindo a uma situação de exacerbação religiosa, um fato que não é único na historia da humanidade e que ao serem divulgados, mais tarde, vão tirar ao menos dos homens de pouca fé a beleza singela deste lindo acontecimento.
O fato realmente relevante é o que se refere à pomba branca da paz que voou com destino ao plano celeste elevado com o desencarne deste espirito iluminado Eugenio Sales, e não, a pomba branca da paz que não voou, permanecendo em matéria sobre o esquife do Dom Eugenio Sales apenas do Catolicismo.
O exemplo está em todo o caminho percorrido e não num singelo e oportuno momento de curiosidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário